quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Mulheres têm mais sentimento de culpa do que os homens



Apesar das mudanças sociais e culturais, o sentimento de “culpa”, de uma forma geral, é algo cada vez menos presente na vida das pessoas. Mas um novo estudo mostra que essa emoção ainda é bastante alta entre as mulheres, especialmente as ocidentais. Os pesquisadores da Universidade do País Basco (UPV/EHU), Espanha, dizem que talvez não seja nem o fato de as mulheres se sentirem mais culpadas, mas dos homens estarem deixando de lado esse sentimento.

“Nossa hipótese é de que esses sentimentos de culpa generalizada são mais intensos entre as mulheres, sejam elas adolescentes, jovens ou adultas. Além disso, as mulheres têm os maiores índices de sensitividade emocional”, diz Itziar Etxebarria, principal autor do estudo, publicado no Spanish Journal of Psychology.

A pesquisa, feita com mais de 250 pessoas, identificou as situações que mais causavam a sensação de culpa em homens e mulheres, e em qual intensidade. Os pesquisadores observaram também o nível de sensibilidade interpessoal (que avaliava a tendência a experimentar sentimentos de compaixão e preocupação por pessoas que sofrem algum tipo de infortúnio).

Ao comparar os dados, os pesquisadores observaram que as mulheres tinham resultados muito acima dos apresentados pelos homens. Esses resultados eram mais discrepantes na faixa de idade entre os 40 e 50 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário