terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Como evitar diabetes em crianças


Doces, salgadinhos, sorvetes, lanches e refrigerantes. As crianças adoram essas guloseimas, não é mesmo? Geralmente, durante as férias, os pais acabam cedendo e deixam os filhos comerem de tudo. Porém, é preciso tomar cuidado para que o excesso não acabe em diabetes.

A bioquímica e diretora do laboratório Analitic, dra. Carolina Ynterian, explica que o diabetes é uma alteração na produção do hormônio insulina pelo pâncreas ou uma resistência à ação da insulina pelo organismo. Quando a pessoa sofre de diabetes, o pâncreas produz pouca insulina e faz com que o açúcar fique acumulado no sangue.

Crianças também podem ter predisposição para a doença, principalmente o tipo 1. Sim, existem dois tipos de diabetes. O primeiro é mais comum, especialmente nos pequenos, pois pode surgir desde as primeiras semanas de nascimento até os 30 anos. Já o diabetes do tipo 2 é hereditária e aparece quando as células resistem à ação da insulina, mesmo que sua produção seja normal. Antigamente, essa era uma doença de adulto, mas, com a elevação da taxa de obesidade infantil associada a uma vida sedentária e maus hábitos alimentares, o diabetes aumentou consideravelmente entre as crianças.

Por isso, os pimpolhos precisam de uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes - e, claro, atividade física, desde que adequada à idade. Aproveite essas dicas e seus filhotes irão curtir o verão ainda melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário