segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Depressão entre jovens: a prevenção começa em casa


A melhor maneira de ajudar seus filhos a se protegerem contra a depressão é promover a boa condição física e mental deles.

Acompanhe o desenvolvimento acadêmico de seus filhos.

Um estudo publicado em 2008 mostrou que crianças e adolescentes com problemas na escola acabam desenvolvendo uma baixa autoestima e sintomas de depressão. Acompanhar o boletim e conversar com os professores sobre as dificuldades de aprendizado dos filhos é o primeiro passo. Motivá-los a fazer atividades extracurriculares que eles acham prazerosas também é outra contribuição importante: música (tocar um instrumento) e esportes são alguns exemplos.

Programe atividades para fazer com eles.

Diversas pesquisas mostram que tirar um tempo para jogar futebol ou outros esportes coletivos e fazer brincadeiras com toda a família ajuda a aumentar a autoestima das crianças.

Converse com seus filhos.

Isso não deveria ser uma dica, mas muitos pais não acham tempo para conversar sozinhos com os filhos. Isso pode causar um sentimento de isolamento entre essas crianças e adolescentes, o que levaria ao desenvolvimento da depressão.

Cuidados extras.

Mesmo se engajando com as atividades citadas anteriormente, seu filho pode demonstrar um sentimento de tristeza e vazio extremo. Procure um psicólogo, ele pode ajudar a resolver problemas que estão além do alcance dos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário