quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Dicas para economizar combustível
Bons motoristas são tranqüilos, e dirigir tranqüilamente economiza combustível. Pequenas mudanças na sua maneira de dirigir podem resultar em economia substancial de gasolina e dinheiro. Você pode ficar no controle ao colocar em prática as seguintes orientações.
Controle as emoções - Há uma tendência em deixar as emoções afetarem o dirigir. Se você estiver muito esfuziante ou nervoso, acalme-se antes de pegar o volante. Motoristas sob emoção intensa estão mais aptos a se envolver em atos que desperdiçam gasolina (e trazem riscos): acelerar forte, patinar pneus e coisas piores.
Aquecer ou resfriar o interior antes de entrar no carro - Evite ligar o motor e voltar à mesa para tomar o café, de maneira a aquecer o interior, no inverno, ou resfriá-lo, no verão, só por questão de conforto ao entrar no carro. Combustível está sendo usado com o veículo parado, além de poluir desnecessariamente o ar.
Encha o tanque somente quando necessário - Não faz sentido parar para abastecer quando ainda há bastante combustível no tanque. Deixe abaixar para cerca de 1/4. Paradas extras desperdiçam tempo e manter mais combustível que o necessário no carro representa peso a mais. Um litro de gasolina pesa cerca de 0,75 kg, e quanto mais peso você carrega, mais combustível você gasta.
Mas há exceções: com o clima extremamente frio (que não é o caso do Brasil), manter o tanque quase cheio minimiza a condensação (ou seja, água) que pode se formar no tanque. Condensação em excesso pode promover o congelamento dos tubos de combustível e outros problemas. Outros casos dependem do seu padrão de dirigir. Se você percorre longas distâncias em horários irregulares, condições arriscadas ou em clima extremo, é do seu interesse manter um bom suprimento de gasolina no tanque. Esteja pronto para o inesperado. Isso vale para os carros flexíveis em combustível quando abastecidos com álcool, que se esvai mais rapidamente do que com gasolina.
Abastecer em manhãs frias - Líquidos expandem quando aquecidos, e isto inclui a gasolina. Desta forma, você consegue um pouco mais pelo mesmo valor ao comprar gasolina quando ela está mais densa, mesmo que a bomba mostre o mesmo total.
Abasteça ao longo do caminho - Não faz sentido sair da rota ou fazer uma viagem especial só para poupar alguns centavos por litro. Utilize postos localizados próximos ao seu trajeto.
A exceção é durante períodos de aumento rápido de preços. A diferença poderia somar mais do que apenas centavos. Então preste atenção ao preço atual na sua área e observe os postos que oferecem o preço mais competitivo
Marcadores:
atualidades,
Carro,
Curiosidades,
Dicas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Dicas excelentes
ResponderExcluirObrigado pela Post
Obs.: faz sentindo SIM enxer o tanque. Em geral combustíveis são misturas voláteis que entram em equilíbrio com seus vapores. Quando o tanque não está cheio parte do combustível líquido entra em equilíbrio como vapor e há perda por difusividade dos materiais que não são totalmente impermeáveis. Mesmo que o combustível represente um peso, a perda é menor do que a perda por volatilização.
ResponderExcluirÓtima dica.
ResponderExcluirFaltou uma: quando parar no sinal, deixe o carro em ponto morto.Esta atitude também ajuda na economia.
Abração.
Meu sogro me mandou um e-mail com essas dicas. Umas 15 vezes...
ResponderExcluir