segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Chiclete x Saúde



Ficar mastigando chicletes é uma mania que atinge principalmente crianças e adolescentes. Por isso os pais devem ficar atentos aos exageros e cobrar certas atitudes dos filhos que gostam de utilizar este produto.

Por exemplo: depois de mascar o chiclete, é importante escovar os dentes, isso porque o açúcar contido no produto, serve como alimento para bactérias que atuam na descalcificação dos dentes, provocando o aparecimento de cáries.

Mas mesmo que o chiclete seja diet, sem a inclusão de açúcar, ele ainda traz outro risco. E que quando se masca o produto, o organismo entende que vai haver o início do processo de digestão, aumentando, portanto a acidez do estômago. Só que como não vai ser ingerido qualquer alimento, este ácido atinge as paredes estomacais, podendo gerar gases e até gastrite.

Os pais devem então ser radicais e proibir que os filhos masquem chicletes? Bom, isso vai depender de cada um, mas em princípio, o ideal seria encontrar um equilíbrio, alertando os pequenos de que o uso em demasia seria maléfico e procurando dar atenção especial à escovação dos dentes por aqueles que não dispensam o chiclete.

2 comentários:

  1. Saudações!
    Que Post Fantástico!
    Amigo Vinicios, gostou muito do seu texto, alem de educativo é consciencioso!
    Parabéns!
    Lison.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Lison...
    Volte sempre! rs

    ResponderExcluir