quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Obama no Brasil?



O governo brasileiro e o norte-americano negociam uma data para a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil. O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, vai se reunir com o secretário-geral do Itamaraty, Antônio Patriota, para conversar sobre a visita, incluindo a vinda da secretária de Estado, Hillary Clinton, que vai anteceder a visita do presidente norte-americano.

Segundo Thomas Shannon, ainda não há detalhes da Casa Branca, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado do grande interesse de Barack Obama conhecer o Brasil. “Há muito interesse do presidente Obama em visitar o Brasil. A secretária Hillary Clinton quer vir o mais rápido possível. Comuniquei isso ao presidente Lula”, disse.

O embaixador negou que o governo dos Estados Unidos não centre as atenções no relacionamento com a América do Sul ou especialmente com a relação com o Brasil. “O governo Obama acaba de completar um ano e os temas sobre a América Latina foram muito intensos neste período. A secretária Clinton e o presidente Obama têm uma visão estratégica da nossa relação com o Brasil, que é maior que outros temas”, disse.

A previsão é de que a secretária de Estado, Hillary Clinton, visite Brasília em março para preparar a visita do presidente Barack Obama. A expectativa era de que o presidente dos EUA visitasse o Brasil no segundo semestre de 2009, mas os planos foram adiados pela ausência de um embaixador americano no país desde agosto do ano passado. O nome de Thomas Shannon demorou a ser aprovado pelo Congresso norte-americano.

A efetivação de Shannon no cargo na embaixada dos EUA no Brasil pode agora facilitar as negociações para o acerto da visita de Obama ao presidente Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário