quarta-feira, 17 de março de 2010
Tortura em programa francês de TV causa polêmica
Na televisão da França há um game show no qual mostra participantes sendo estimulados a torturar seus rivais no programa. Os participantes são instruídos a puxar alavancas para aplicar choques elétricos - e aumentar a voltagem - em seus rivais, que ficam amarrados em cadeiras elétricas. No entanto, os participantes não são informados de que seus oponentes, que estão amarrados nas cadeiras elétricas, são na verdade atores, e que não há choque nenhum sendo aplicado. O game show foi criado especialmente para o documentário "Jusqu'où va la télé?" ("Até onde vai a TV?", em português).
Segundo os produtores do documentário, o objetivo do game show é mostrar como as pessoas podem se comportar de forma inaceitável em "reality shows". Eles afirmam que o documentário mostra quantos participantes em um ambiente de TV concordam em agir contra seus próprios códigos e princípios morais quando orientados a fazer algo extremo.
No game show, 82% dos participantes concordaram em puxar a alavanca, acreditando que estavam aumentando a dor nos seus rivais. O game show tem todos os elementos de um programa de TV tradicional, com uma audiência gritando "punição!" e uma bonita apresentadora encorajando os participantes. Um dos autores do documentário disse que os produtores ficaram "impressionados" com o número de participantes que obedeceram às ordens sádicas da apresentadora.
Marcadores:
Curiosidades,
Televisão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mais é cada uma que aparece.
ResponderExcluirAbraços forte
Interessante como o ser humano se deixa levar de forma absurda quando frente a competitividade ou exposto a mídia (ou em grupo).
ResponderExcluirUm resultado que não me surpreendeu, mas realmente absurdo.
Forte abraço, Fernandez.