sábado, 20 de março de 2010

Chá do Santo Daime: efeitos e consequências



O cartunista Glauco participava da igreja do Santo Daime, em Osasco, na Grande São Paulo, que foi frequentada pelo suspeito do crime, Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, o Cadu, de 24 anos. Nos rituais, os seguidores usam um chá - o Ayahuasca - à base de folha e raízes da Floresta Amazônica. O Jornal Hoje ouviu estudiosos para entender quais os efeitos do chá e as reações que a bebida provoca.

Há mais de dois anos pesquisadores da USP de Ribeirão Preto tentam conhecer melhor os efeitos do chá usado no Santo Daime - e como ele atua no cérebro. A pessoa toma o chá e a substância vai para o estômago, entra na corrente sanguínea e segue para o cérebro, onde se espalha. O lado mais ativado é o hemisfério direito, que controla as emoções como satisfação, insatisfação, equilíbrio, desequilíbrio e euforia. Os estudos mostram que o chá leva, em média, meia hora para fazer efeito. Em uma hora as pessoas começam a apresentar alterações de comportamento: primeiro, um estado de relaxamento, depois muita euforia e logo em seguida alteração de percepções. É quando começam as visões distorcidas do cérebro.

Um estudo apresentado durante um congresso na Espanha revela as alterações registradas no cérebro de quem bebe o chá. A cor amarela representa as regiões ativadas pelas substâncias existentes na mistura de raízes de cipó e folhas de Chacrona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário