sexta-feira, 26 de março de 2010

Cirurgia plástica brasileira: dados e estatística


O Brasil é o recordista mundial em cirurgias plásticas. Os dados são da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e a estatística é de que no ano 2000 aproximadamente 350.000 pessoas tenham se submetido ao bisturi por razões puramente estéticas, passando a frente dos Estados Unidos, tradicionais campeões nesta área. É como se, em cada 10.000 habitantes brasileiros, 207 tivessem sido operados durante o ano que passou.

Com o aumento da procura do público por estas cirurgias, cresce também o número de profissionais se especializando nessa área. Hoje, o Brasil possui, proporcionalmente é claro, a mesma quantidade de médicos em atividade que os Estados Unidos e um número maior de interessados em pós-graduação e especialização em plástica. E o mais interessante é que esses profissionais vem alcançando sucesso e reconhecimento fora do país nunca vistos em outras áreas da medicina. Pode-se dizer que o Brasil virou referência mundial por possuir uma enorme equipe com nomes sempre presentes em congressos internacionais.

Assim, um público cada vez maior e, principalmente, bem mais diversificado recorre aos consultórios dos principais cirurgiões em busca, antes de qualquer outra coisa, de um maior bem estar com o próprio corpo. Os homens, que há cinco anos eram apenas 5% dos operados, estão contribuindo para engrossar as estatísticas. Hoje já representam 30% do total. Os jovens também estão recorrendo à plástica no Brasil como em nenhum outro país. Pacientes menores de 18 anos já chegam a 13% do total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário