sexta-feira, 19 de março de 2010

Exercícios demais podem levar a complicações cardiovasculares


Diversos estudos demonstram que a prática regular de atividades físicas regulares pode proteger a saúde cardiovascular. Entretanto uma pesquisa apresentada esta semana no encontro científico do American College of Cardiology indica que os exercícios de resistência podem forçar o sistema cardiovascular, colocando, por exemplo, os maratonistas sob maior risco de ter pressão alta e complicações cardíacas.

Comparando 49 pessoas que corriam maratonas com 46 pessoas de idade, altura e fatores de risco cardíaco similares, mas que não praticavam este esporte, os pesquisadores da Escola Médica de Atenas, na Grécia, descobriram que os corredores tinham um aumento na pressão sanguínea e uma redução na frequência cardíaca. Os maratonistas que tinham regimes de exercícios mais intensos apresentavam, ainda, maior na rigidez da aorta, principal artéria que leva o sangue para o coração. "Isso é importante, porque as artérias enrijecidas levam à pressão alta e podem prejudicar o coração, evitando que ele funcione adequadamente", explicaram os especialistas.

Em sua apresentação no encontro científico, os autores destacaram que, enquanto exercícios moderados têm um efeito protetor e as pessoas que não se exercitam apresentam maior risco de desenvolver problemas cardíacos, exercitar-se demais também pode ser prejudicial. "O sistema cardiovascular é como um motor de carro esportivo. Se você não o usa, ele irá decair, mas se você corre muito rápido por longo tempo, você pode queimá-lo", ressaltou a pesquisadora Despina Kardara, líder do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário