sexta-feira, 12 de março de 2010

Telefônica lidera ranking de reclamações do Procon-SP pelo quarto ano seguido

A Telefônica liderou pelo quarto ano seguido o ranking das empresas com mais reclamações fundamentadas em 2009, de acordo com dados divulgados pela Fundação Procon de São Paulo.

Segundo o Procon, de um total de 533.805 atendimentos feitos no ano, apenas 7,8%, ou 41.605 transformaram-se em reclamações fundamentadas. É considerada reclamação fundamentada aquela aberta por meio de um processo administrativo após não ter havido acordo inicial com a empresa.



A área de serviços (água, telefonia, luz, escola, clubes, oficina mecânica etc.) foi a que registrou o maior número de reclamações, 57%, segundo o Procon, seguida por assuntos financeiros (bancos, financeiras etc.), com 22%, e produtos (móveis, eletrônicos, vestuário etc.), com 18%.

No ranking de 2009, a que se refere a divulgação desta sexta-feira, as empresas de telefonia fixa e móvel e de energia elétrica somaram 49% do total de reclamações fundamentadas, segundo o Procon-SP. Para o órgão, isso evidencia que as empresas não estão conseguindo dar solução para problemas que elas mesmas causaram a seus clientes.

O Banco Itaú também repetiu sua posição no ranking de 2009: pelo terceiro ano consecutivo, a instituição financeira foi a segunda mais reclamada. Comprado pelo Itaú, o Unibanco também entrou na lista das mais reclamadas, em oitavo lugar. O Bradesco também aparece no ranking, na sétima posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário