terça-feira, 16 de março de 2010

Proteger-se corretamente do sol custa pelo menos R$ 51 por mês

Os índices de raios ultravioleta chegaram mais uma vez a níveis extremos em grande parte do país. Isso significa que, para evitar queimaduras, manchas na pele, envelhecimento precoce ou mesmo câncer de pele é necessário se proteger muito bem do sol.

Mas quem resolver seguir à risca as recomendações dos dermatologistas sobre o uso de protetor solar vai usar mais de três tubos do cosmético por mês, desembolsando pelo menos R$ 51, revela um cálculo realizado com base nas doses indicadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Segundo o grupo de especialistas, para ter uma proteção efetiva contra o sol deve-se usar meia colher de chá de protetor para a face, para o pescoço e em cada braço. Nas pernas, tronco e costas, a quantidade recomendada é de uma colher para cada parte (veja gráfico abaixo).



No total, uma cobertura completa com o filtro solar gasta cerca de 30 ml do produto. Quem quiser economizar e espalhar o creme demais corre o risco de se proteger pouco. Um estudo realizado na Universidade de São Paulo (USP) pelo dermatologista Sérgio Schalka mostra que um filtro solar de fator de proteção (FPS) 30 pode ter o efeito reduzido ao FPS 7 se for mal aplicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário