sexta-feira, 5 de março de 2010

Estudo liga bactérias bucais à obesidade


Resultados de uma pesquisa publicada numa edição recente do Journal of Dental Research sugerem que as bactérias bucais podem servir como marcador para o desenvolvimento da obesidade.

Devido à preocupação com a crescente prevalência de pessoas com sobrepeso, pesquisadores do The Forsyth Institute, de Boston, EUA, e da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, ligada à Universidade Estadual de Campinas, conduziram um estudo focado no possível papel das bactérias bucais como contribuinte para a obesidade. Os pesquisadores do estudo coletaram saliva de 313 mulheres com sobrepeso (aquelas com índice de massa corporal entre 27 e 32). Identificaram e contaram as populações bacterianas nas amostras de saliva das participantes por meio de análise de DNA e compararam os níveis com dados de um grupo de controle formado por 232 homens e mulheres saudáveis que também eram participantes de controle em estudos de doença periodontal.

Os pesquisadores verificaram que sete das 40 espécies bacterianas investigadas estavam presentes em concentrações imensamente mais altas na saliva das mulheres com sobrepeso em comparação com o grupo de controle. Verificaram também que 98 por cento das mulheres com sobrepeso poderiam ser identificadas pela presença de uma única espécie bacteriana em níveis mais elevados que um por cento das bactérias salivares totais.

Os resultados da análise desses dados feita pelos pesquisadores sugerem que a composição das bactérias salivares se altera em mulheres com sobrepeso. Os investigadores concluíram parecer provável que essas espécies bacterianas serviriam como indicadores biológicos de uma condição de desenvolvimento de sobrepeso. Pesquisas futuras investigarão o papel que as bactérias bucais desempenham na patologia que leva à obesidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário