sábado, 3 de abril de 2010

Dicas para cuidar das axilas



Todos nós temos uma sudorese fisiológica, que é normal. É a forma do corpo regular a temperatura através da perda de água e sais minerais por transpiração. Acontece quando se realiza exercícios físicos ou se fica exposto ao sol, por exemplo. O problema ocorre quando o suor excessivo ocasiona desconforto e constrangimento, dificulta as atividades do dia-a-dia e interfere no trabalho, no lazer e nas atividades sociais, e nesse caso, se classifica como Hiperidrose. Se essa sudorese exagerada trouxer também odor fétido, chama-se Bromidrose. A bromidrose é causada pela decomposição do suor, por bactérias e fungos e contribui para o aparecimento de doenças de pele.

As causas podem ser as mais diversas, desde obesidade, menopausa, uso de determinadas drogas antidepressivas, distúrbios psiquiátricos, alterações endócrinas (como hipertireoidismo), neurológicas com disfunção do sistema nervoso e, até mesmo, desconhecidas em alguns casos. Os fatores desencadeantes da sudorese excessiva são o aumento da temperatura ambiente, o exercício, a febre, a ansiedade e a ingestão de comidas condimentadas.

Além da orientação sobre hábitos de vida e de higiene, existem os tratamentos clínicos, tratamento com toxina botulínica e tratamento cirúrgico. A escolha vai depender da intensidade dos sintomas. Exemplos de tratamentos:
- Uso de outros antiperspirantes e adstringentes: estes produtos devem ser aplicados sobre a pele seca, após banho frio, imediatamente antes de deitar-se. Apresentam o inconveniente de causar dermatite de contato ou deixar a pele com coloração amarelada.
- Opção clínica mais eficaz, na opinião da dermatologista Gisele Barbosa: uso de desodorantes anti-transpirantes com resultados muito satisfatórios.
- Tratamento medicamentoso sistêmico, com drogas antidepressivas, ansiolíticas e anticolinérgicas, mas que podem proporcionar apenas alívio parcial e apresentam efeitos colaterais indesejáveis, como alteração da visão, boca seca, problemas urinários, sedação, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário